Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ESPERANÇA

Esperança.
Falada e cantada, recitada ou desenhada, todos já nos ocupamos dela algum dia.
Mas não venho hoje falar da esperança poética ou daquela desenhada em contos de fada. Decidi escrever para aqueles que sofrem com sua falta.
É certo e faço fila com os que afirmam que a vida não é um sonho e todos devemos arregaçar as mangas e trabalhar se pretendermos conseguir alcançar nossos objetivos.
Por outro lado, devemos planejar seus acontecimentos mentalizando o resultado para que aconteça. Abro um parênteses para citar um livro delicioso neste aspecto - O SEGREDO, de Rhonda Byrne -  que fixa bem a idéia e a necessidade de cumprirmos certos rituais no afã de alcançarmos nossos desejos. Talvez a palavra "rituais" seja um pouco forte demais , mas vou explicar: A mente humana precisa mentalizar o que desejamos e esperar que o desejo se concretize. Dentro deste prisma, o processo seria, "desejar, se ver tendo/possuindo, felicitar com o desfrute da coisa e se alegrar como o prazer proporcionado". Segundo os vários depoimentos do livro isso cria uma trajetória que o levará a alcançar o pretendido.
Acreditar ou não nesta força é motivação individual. Em particular, acho tudo isso sinônimo do chamado "pensamento positivo" que já nos ensinava minha avó "noutros" tempos.
O certo é que a esperança mora aí por perto, entre a vontade humana e a espectativa que algo aconteça. O que não se pode confundir é esperança com ansiedade pois esta, sim, é prelúdio do stress, a doença do século, mãe de toda sorte de moléstia grave, já provado cientificamente.

Esperança é viver a vida com suavidade mas com vontade que coisas boas aconteçam; que nossa vida possa ser mais satisfatória; que os dias possam ser melhores; que ao acordar possamos sempre receber um beijo de bom dia para não esquecermos o da boa noite.

Esperança é acreditar que nascemos para vencer e ter boas coisas para fazer a outros ou tão somente àqueles que amamos e respeitamos.

Esperança é acreditar sem ânsia que podemos ter e fazer tudo aquilo que desejamos sem perder de foco sobre a necessidade de trabalharmos para alcançarmos nossos objetivos.

Esperança é conseguir dobrar aquele chefe que lhe persegue ou aquela paixão não correspondida apenas com gestos do bem, sem devolver em troca hostilidade, ofensas e palavras que magoam.

Esperança é dar a esmola ao pedinte sentado ali na frente do seu local de trabalho e que acorda mais cedo que você tendo a certeza que isso o tirará dali para uma vida melhor, sendo seu sumisso prenúncio que aconteceu.

Esperança é estar ocupado, atormentado de serviço e mesmo assim sentir o coração bater tocando a porta da sua alma apenas para lembra-lo da pessoas amada e que isso aconteceu porque o outro também deveria estar pensando em você, afinal o amor transcede tudo.

Esperança é acreditar em si, sabendo que o mundo será tão melhor quanto você queria que o seja porque VOCÊ, sim . . .  FAZ A DIFERENÇA.

Bom dia!

7 comentários:

  1. Aquele que não ha tem, não consegue sobreviver, ela habita ou deveria habitar dentro de todos nós.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, POETA!!! Seu texto virou poesia no final! kkkkkkkkkk Claro!!!
    Sua reflexão hoje pra mim foi maravilhosa, exatamente o que eu sinto HOJE!!! Acho que sairá até um poema daí.
    A sua colocação sobre a ansiedade é impressionante! Parece mesmo que combinamos porque tenho refletido muito sobre esta tão forte palavra : ESPERANÇA. E uma das certezas que encontrei nesta semana você a escreveu no trecho: "Dentro deste prisma, o processo seria, "desejar, se ver tendo/possuindo, felicitar com o desfrute da coisa e se alegrar como o prazer proporcionado".
    Quando se alcança isso,encontramos a PAZ, porque não há PAZ sem esperança, pois NINGUÉM tem tudo perfeito em sua vida, SEMPRE há algum objetivo a ser atingido, uma missão, mesmo que tentamos fugir dela.
    Sabe, Poeta, é realmente tudo que disse e posso garantir que a "sensação"é maravilhosa! A certeza que nos traz a verdadeira Esperança está em nossa alma, basta a encontrarmos e acreditarmos verdadeiramente nela.

    Ps: acho que falei demais, desculpe transformar este comentário quase em uma postagem.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ LUCIANO
    nossa hj tu resolveu pegar fundo com as palavras esperança á sim acreditar em si
    e acreditar nas posibilidades da vida
    adorei as palvras muito motivadoras
    Esperança é acreditar que nascemos para vencer e ter boas coisas para fazer a outros ou tão somente àqueles que amamos e respeitamos.

    parabens Luciano
    bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Sou texto é bem interessante, nos remete a pensamentos mil, "alegra", "entristece", "alenta", porém essa deve sempre morrer, algumas vezes, quando isso acontece, upsss, já foi, mas a minha Esperança, MORRREUUU, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA e está à direita do PAI intercedendo por MIM, portanto nunca morre e é Smepre fiel, glórias a Deus, Jesus é minha Esperança, nele nós podemos confiar...

    ResponderExcluir
  5. Luciano, como viver sem a esperança no coração? Sem ela nossos sonhos morrem e a vida cessa....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  6. Olá querido Luciano!
    Lindo o seu texto!
    Esperança é o que cada um alimenta e canaliza como desejo de realização... entretanto, como você bem escreveu, é importante que cada um saiba fazer a diferença, acreditando que a vida pode ser melhor se cada um fizer a sua parte...com fé, amor ou esperança...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  7. Esperança é acreditar, ela da força para continuar, buscar, quando não existir mais esperança será um dia muito triste.
    Lindo texto.
    Abraço.

    ResponderExcluir