Seguidores

sábado, 29 de janeiro de 2011

DIREITOS HUMANOS....OU DOS MANOS?

Sabe. Esta semana lia uma matéria no jornal na qual a secretária nacional dos direitos humanos tentará aprovar uma lei criando mecanismos que extinguam de vez a violência e tortura nas unidades prisionais.
Acho a iniciativa até interessante. Contudo, ainda  não concordo com a forma e o foco dessas iniciativas. Prima-se por cadeias cada dia melhores, por um sistema que apenas guarde os presos confinados e longe da sociedade, por assistência médica, odontológica e tudo mais que seja para dar ao preso um conforto digno de chefe de estado.
Agora pergunto: CADÊ OS DIREITOS HUMANOS PARA AS VÍTIMAS??
Ao contrário do que acontece com os presos, às vítimas parece que esses mesmos direitos humanos não se aplicam. o trabalhor que foi lesado pela atitude criminosa não tem compensações pecuniárias para reaver a lesão que, diga-se de passagem, é responsabilidade constitucional do Estado. Como todos sabem o direito a segurança é constitucional e deveria ser levado em conta.
E a pessoa que perdera um ente querido numa atitude criminosa? Alguém vai procurá-la para verificar se precisa de ajuda ao criar os filhos? Se precisa de acompanhamento piscológico ao absorver os traumas? Evidente que não !!
Mesmo não sendo a favor de torturas ou qualquer tipo de violência contra detentos e acreditando que são seres humanos e, por isso, precisam ser tratados como tal, ainda acho que as posições estão em completo equívoco.
Jamais um preso poderia receber um tratamento de luxo, como acontece hoje nos presídios paulistas, sem que antes as vítimas conseguissem ser amparadas pelo Estado de forma respeitosa e eficiente ou vou passar a acreditar que continuaremos a alimentar a cobra  que nos picou ao invés de socorrer e tratar as feridas causadas pela picada.
Invertendo as posíções deixamos de caminhar em direção a um País melhor, tratando bem aqueles que não servem para o convívio social em detrimento de quem produz e faz o País crescer, ou seja, suas vítimas.
Enquanto assim o for, no Brasil os Direitos Humanos ainda será entendido como DIREITO DOS MANOS.  

5 comentários:

  1. Luciano, concordo plenamente com o que disse e excelente reflexão você fez.É revoltante como os valores estão sendo invertidos em nossa sociedade, talvez a razão seja que muitos que estão no poder indentifiquem-se com os bandidos que foram presos e por isso queiram amenizar ou mimá-los. Revoltante! Qual o maior problema do Brasil??? Meu ex-marido já dizia e reafirmo- IMPUNIDADE!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Luciano, infelizmente a sociedade está fora de si, não fico espantado com isso, é uma vergonha sem tamanho, mas coisas piores são deflagradas e já é lugar tão comum que nem ao menos ocupam uma vírgula nas manchetes dos jornais, é fim dos tempos, Jesus está voltando, é bom que estejamos preparados. Excelente a sua postagem e muito brilhante suas colocações, parabéns!!...

    ResponderExcluir
  3. Grande luciano,ótimo tema,é o que eu estou sempre debatendo e reclamando,essa corja de vagabundos cada vez mais impune e as vitimas atrás das grades,sim presos em suas própias casas,enquanto os criminosos estão livres nas ruas,e quem está no prisidio é protegido pelos direitos humanos e de quebra sua familia recebe salário do governo para alimentar o tráfico que para eles não pode parar,e as vitimas do assalto e assassinatos os direitos humanos que eu saiba numca se importaram em saber se estão bem ou não,esse é infelizmente o nosso país,as leis são feitas contra o trabalhador e o pouco que tem querem tirar...
    valeuuuuu...
    abçss!!!

    ResponderExcluir
  4. Injustiça e impunidade demais.
    A Constituiçao precisa de revisão, mas não pelos próprios políticos que estão na ativa, teríamos que eleger gente para fazer apenas isso e pronto. Do contrário os caras vão legislar em causa própria.
    Abraços
    Telma

    ResponderExcluir
  5. Luciano
    concordo em parte com você.
    Os "manos" que estão presos precisam de educação e ressocialização o que não deve ser comparado com mordomia e luxo, como vimos por aí.
    A educação e conscientização(ressocialização) poderá render bons frutos e, mais tarde, quando o preso estiver em liberdade poderá não oferecer perigo à população.
    Caso contrário,nós é que teremos que ficar em celas para nos proteger.


    Parabéns pelas grandes materias.

    ResponderExcluir