Seguidores

domingo, 26 de dezembro de 2010

QUITANDA


 
            Definitivamente somos os que comemos. Uma alimentação balanceada e composta por alimentos mais saudáveis ajudará o corpo a sobreviver ao tempo com mais facilidade e isento de doenças.
            O difícil disso tudo é fazer uma criança comer o que realmente lhe faz bem. Talvez um bom exercício seria levá- la conosco sempre que fôssemos à quitanda. Talvez o lugar com seus sons e cheiros característicos possa aos poucos ir aguçando na criança sua vontade inconsciente pelo consumo consciente.
            Lembro- me da minha infância, quando por vezes acompanhava minha mãe nas compras semanais de gêneros do tipo. Era realmente uma delícia! Logo que chegávamos, éramos recebidos pelo dono do lugar que me levava para escolher uma fruta enquanto ele ia me dizendo das propriedades de cada uma e o quanto elas faziam bem ao corpo e à mente. Hoje, acho que aquela bondade toda poderia até ser coisa de comerciante astuto, mas uma coisa digo, com toda certeza, essa atitude foi decisiva para criar em mim uma consciência correta sobre o que comer. 


Na quitanda há de tudo um montão.
Abacate, cenoura e vagem, até o bom mamão.
Quem não come a beterraba
Tá perdendo do vilão
Pois doença ela previne
Na cabeça, no dedão e coração.

A couve é importante
com seu verde bem verdão.
Se a de flor tiver bonita
Muito melhor então
Pois juntas evitarão um baita doenção.

A cenoura do coelho
Diz que enxerga seu vilão.
Que ele gosta nós sabemos
Que copiá - lo já devemos
Ou zinabra o coração.

O maxixe e o jiló
São sem graça que dá dó.
Diz que pobre é que gosta
Mas em conserva fica chique
Dando em rico estremilique.

Não importa cor nem sabor
Se no inverno ou no calor.
Comê-los é importante
Para um corpo elegante
Uma vida boa e um coração estonteante.

Um comentário:

  1. Luciano, realmente esse poema é ótimo para esta época do ano! Quem sabe o lendo, lembrarei de não exagerar nas festas. Belo poema, mais um para a sala de aula além do prazer da leitura. Outra coisa: a introdução que você fez nos prepara para apreciarmos ainda mais o texto. Sei que é assim em seu livro. PARABÉNS, POETA!!!

    ResponderExcluir