Seguidores

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O SUS

Hoje fui autorizar um exame e descobri que o SUS - Sistema Único de Saúde passou a ser "único" finalmente. A atendente disse que para agendar exames por qualquer convênio - meu caso - seria necessário apresentação do cartão do SUS, que eu não tinha.
Segundo breve e convincente explicação me informou que já faz algum tempo, o SUS deixou de ser lenda e passou a ser um cadastro único, como o próprio nome diz, o que significa que estando em qualquer lugar do país podemos ser rastreados a fim de saber os hospitais e tratamentos realizados.
Achei uma boa e fiquei feliz por considerar isso um avanço, contudo, não deixei de rir sozinho pela antagonia da situação. Um programa chama de unificado, já está as margens da terceira idade e, só agora, passou a ser unificado realmente. Coisas de um país desorganizado e pobre de consciência coletiva, afinal, tratar do povo pra quê?
Nosso Brasil ainda é o país dos contrastes. Coisas muito boa de um lado sombreando coisas muito ruins do outro sob a batuta esperta de governantes indolentes e pouco comprometidos.
Mas não vamos desvirtuar o assunto. O grande fato é que o Sistema Ùnico de Saúde finalmente tornou- se único. Claro que isso nada tem a ver com melhora no atendimento ou mais leitos disponíveis. Muito menos com médicos melhor preparados. Tem a ver  apenas com um cadastro que é único e só!

Melhor lermos uma poema sobre políticos que acho muito interessante e autêntico.


 
Meus Inimigos estão no Poder!

Em suas cabeças eles imaginam ser autoridades
Mas são insanos no poder cometendo atrocidades
Promovendo o Genocídio e a destruição
Celebrando a desgraça com o apoio da televisão
 
Desde o último ao primeiro invertendo a ordem
Trocaram a frase da bandeira para regresso e desordem
Traidores patrocinadores do circo de horrores
Vendidos manipuladores, homens caluniadores
 
Vocês me dão nojo, vocês me dão ânsia
São ladrões que furtam desde a infância
São como Judas, criatura ingrata
Que vendeu Jesus por 30 moedas de prata
 
O poder esta nas mãos erradas,
Mão de ladrão devia ser cortada
O sangue dos justos será vingado
No dia do juízo, nenhum de vocês será poupado!

Marcos Pardini

Nenhum comentário:

Postar um comentário