Seguidores

sexta-feira, 24 de junho de 2011

SOLIDARIEDADE



Uma pessoa bate à sua porta. Olhando pela janela, logo percebe tratar-se de alguém malvestido, provavelmente um desafortunado. Rapidamente dois pensamentos passam simultaneamente por sua cabeça: um alertando para o fato de estar ajudando a mendicância e lhe prepara para dizer um bem-educado não, caso a pessoa lhe peça dinheiro; outro, no entanto, apela para seu lado humano e o obriga a ajudá-lo, caso o pedido seja por algo de comer.

Conflitos pessoais à parte, você já pensou no quanto podemos ser solidários com o próximo?

Se fizéssemos uma pesquisa na qual as pessoas fossem perguntadas sobre terem ajudado alguém, tenho certeza que a vasta maioria diria que sim. Mas ser solidário é mais que isso.

Segundo o Aurélio, solidário é “aquele que partilha o sofrimento alheio, ou se propõe a mitigá-lo.”

Longe de mim imaginar uma sociedade na qual todos se proponham à ajuda inequívoca o tempo todo, mas creio na possibilidade de podermos fazer mais.

Atitudes simples e de mera cidadania podem transformar a vida em sociedade mais satisfatória. Dirigir nas ruas centrais dando sempre a preferência às pessoas que desejarem atravessar na faixa de pedestres pode ser um exemplo. Você está confortavelmente alojado em seu veículo enquanto aquela pessoa, muitas vezes, ainda deverá caminhar por um longo trajeto.

E o costume de dar carona? Quantas vezes passamos por pessoas que conhecemos e sequer nos damos ao cuidado de perguntar se fará o mesmo caminho oferecendo- lhe uma carona?

Gestos como apanhar um objeto que cai da mão da pessoa ao seu lado; ajudar a empurrar um carro enquanto caminhamos pela calçada ou mesmo pegar a mão de um idoso que reluta em atravessar a rua sozinho podem transformar nossa sociedade em um lugar melhor mas, sobretudo, nos faria ter certeza de estarmos vivendo com princípios que valham realmente pena.

E você? Já ajudou alguém hoje?

Um comentário:

  1. Nossa, que mensagem linda, Luciano!
    É, realmente teríamos uma sociedade muito mais plausível caso nos ajudássemos mutuamente.
    Gestos simples de carinho são de grande importância para que o próximo sinta-se importante, esteja mais feliz e disposto a, igualmente, ajudar.

    Um grande abraço e meus parabéns pelas belas palavras! :D

    ResponderExcluir