Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

POEMA DA ALUNA

Jhenniffer Daiane dos Santos
Aluna do Alfredo Marcondes Cabral
 


O verdadeiro Amigo

Amigos vêm
Amigos vão
Mas o verdadeiro
Fica no coração.
 
Às vezes choramos
Às vezes gritamos
Às vezes oramos
Às vezes falamos mal.
Os nossos amigos
São um tesouro
São pequenos
Mas valem ouro.
 
Quando precisamos
Eles se oferecem
Um bom ombro amigo
Nunca se esquece.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESULTADOS

Depois do trabalho feito, colher os resultados é como deleitar-se nos louros da vitória.
Claro que esta sensação não é nossa e sim de cada aluno que participou e decidiu mostrar seu valor.
Depois de corrigidos, os trabalhos evidenciaram o quanto de sentimento cada um tinha guardado e a qualidade desse sentimento. Li poesias lindíssimas, todas com ênfase na relação humana e, na sua grande maioria, o amor. Sei que a poesia sempre será nosso elo mais sincero entre as farpas do coração e nosso lado emocional racional. Mesmo assim, ainda vale a pena escrever, ler e escutar o que foi escrito como forma de ouvirmos nosso íntimo aceitando nossas culpas, encarando velhos medos.
E acho que foi bem isso. Adolescentes domaram seus leões e, colocando para fora um pouco de suas doses diárias de sofrimento e angústia, perceberam que isso era bom, além de possível, sobre tudo por causar uma sensação de alívio.

Posteriormente, vou postar algumas das poesias valorosas deixando claro que a participação de cada um foi mais importante que o resultado final das obras.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PROJETO POESIA NO CABRAL



Atentos e tímidos

Olha a turma de duas salas do ensino médio.


Meu grande amigo Klaison dando aquela força ao projeto. 

O Colégio Cabral é realmente surpreendente.
Depois de receber as poesias percebo a diferença na qualidade do ensino praticado ali. A dedicação dos professores e o tratamento recebido por estes alunos refletem diretamente no resultado do trabalho.
Muita coisa de valor e gente com vontade de escrever o sentimento afogado no coração como forma de amenizar seus problemas e frustrações. Mas teve quem escrevesse de amor com muita propriedade e capacidade de conduzir o sentimento.
Por tudo que li já valeu a pena o tempo gasto no projeto.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROJETO POESIA



Hoje dei início a mais um projeto poesia na escola pública. Desta vez, no colégio Alfredo Marcondes Cabral de Presidente Venceslau/SP que, por coincidência, foi o mesmo onde estudei e aprendi as primeiras linhas da Língua Portuguesa.
O grande respeito dedicado àquela escola tive a oportunidade de transferir aos alunos que nos ouviam atentamente. Fui surpreendido com um grupo muito maior que o esperado de leitores costumeiros de livros não indicados na grade curricular, fato de grande alegria, pois prova a existência de uma juventude mais comprometida e inteligente. Como o trabalho inclui um exercício de construção poética, vou postar aqui os melhores trabalhos para o deleite de todos os amigos que sempre nos visitam.
As postagens iniciam na semana  que vem.
Aguardem...